Inscrições Prouni 2018, Data e Resultado

Estudantes de todo Brasil podem realizar as Inscrições Prouni 2018. Através desse programa são oferecidas bolsas gratuitas para os estudantes que não possuem condições de pagar as mensalidades dos cursos oferecidos em universidades particulares. Inscrições, resultados e todas as informações relacionadas a esse importante programa você irá encontrar a seguir.

Prouni 2018

No ano de 2004 o Governo Federal criou o Programa Universidade para Todos, ProUni, junto com o Ministério da Educação. Nesse programa são oferecidas bolsas integrais e parciais para os estudantes que pretendem ingressar em faculdades e universidades privadas. Essas bolsas são voltadas para cursos de graduação e também cursos sequenciais de formação especifica. Todos os estudantes do Brasil e que ainda não possuem um diploma de nível superior podem concorrer a uma dessas bolsas.

Inscrições Prouni 2018, Data e Resultado

Os alunos que não possuem condições de pagar a graduação concorrem as bolsas que são 100% gratuitas. Já as parciais são voltadas para os alunos que possuem condições financeiras de realizar o pagamento da metade das mensalidades.

Para que o estudante possa concorrer a uma das vagas é preciso que alguns requisitos sejam atendidos e um deles é ter participado do Enem no ano anterior. Ou seja, para participar das Inscrições Prouni 2018 é preciso ter realizado o Enem em 2017. Nesse caso, é preciso que a nota na redação não tenha sido zero e que na prova objetiva tenha conseguido uma media de pelo menos 450 pontos. Quanto aos demais requisitos estão relacionados com a renda familiar e o histórico escolar do estudante.

Data Inscrições Prouni 2018

O MEC irá divulgar as datas e prazos do Prouni 2018 no edital do próprio programa. As datas relacionadas ao primeiro semestre serão disponibilizadas junto com o resultado do Enem 2017, ou seja, no mês de janeiro. Quanto ao cronograma do segundo semestre será divulgado pela metade do ano, no mês de junho. Este é o mês que as inscrições são realizadas.

Passados alguns dias da divulgação do edital as inscrições já podem ser realizadas. É importante salientar que a realização das Inscrições Prouni 2018 aconteceram unicamente pela internet através da pagina oficial do programa e nenhum tipo de taxa é cobrada.

Inscrições Prouni 2018, Data e Resultado

Passado o período das inscrições o sistema realiza duas chamadas. No cronograma oficial que o MEC divulga do ProUni 2018 já estão estabelecidos os prazos para a efetuação das matrículas pelos estudantes que foram pré-selecionados junto as instituições que se inscreveram.

Como fazer as Inscrições Prouni 2018

Para poder se inscrever no Prouni 2018 o estudante deve verificar se atende aos requisitos exigidos para participar desse programa e acessar o site oficial do mesmo. Na inscrição é solicitada a senha e inscrição do Enem (caso não se lembre é possível recupera-la no site do Enem). Todas as informações que são solicitadas devem ser preenchidas corretamente. Após essa etapa somente é preciso buscar pelas vagas oferecidas nas universidades e faculdades e escolher as opções de cursos.

Resultado Prouni 2018

Resultado Prouni 2018

O cronograma do Prouni 2018 ainda não foi divulgado, mas a previsão para que os resultados da primeira chamada sejam liberados poucos dias após o encerramento da inscrição.

 

Deixe seu Comentário