O sonho de cursar o ensino superior se tornou uma realidade para milhares de estudantes que não possuem condições financeiras de arcar com esse custo. Para atender essa parte de população o Governo Federal criou o Fundo de Financiamento Estudantil mais conhecido por Fies. Para poder participar dele é necessário fazer a Inscrições Fies 2018 e ficar atento para não perder os procedimentos que são necessários.

Inscrições Fies 2018

Em todos os semestres são realizadas as inscrições para o Fies 2018. O Governo Federal ainda não abriu as inscrições para novos contratos, mas é essencial que o candidato tenha todas as informações necessárias que o ajude nesse processo.

Inscrições Fies 2018, Seleção e Resultado

O primeiro passo para fazer as Inscrições Fies 2018 é acessar o Portal do MEC informando a data de nascimento e o CPF. Caso passe na pré-seleção será necessário acessar o site do SisFies no prazo máximo de 5 dias corridos e informar o CPF, e-mail, data de nascimento e senha.

Feito isso, é necessário que o aluno vá até a instituição de ensino para que as informações preenchidas nas etapas anteriores sejam validadas. Essa validação é feita através do CPAS que é o setor da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento. Nele serão confirmadas informações do aluno e dos familiares com o RG, CPF, identidade militar no caso dos homens e Registro Nacional de Estrangeiros para quem for um.

Após tudo isso ter sido feito a ultima etapa desse processo de inscrição é ir até a Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil para poder confirmar a contratação do Fies. Essas duas instituições bancarias são os agentes financeiros que estão habilitados a esse fundo e, por isso, é preciso escolher entre um deles.

Normalmente o prazo de inscrição Fies 2018 é aberto no mês de janeiro e junho que são os meses que os semestres se iniciam.

Resultado Fies 2018, Inscrições Fies 2018

O Resultado Fies 2018 é feito através do site fiesselecao.mec.gov.br. para que o candidato consulte a lista de divulgação é necessário que o mesmo acesse a pagina e informe alguns dados pessoais e senha cadastrada quando o mesmo se inscreveu nesse financiamento.

Resultado Fies 2018, Inscrições Fies 2018

Aditamento Fies 2018

Todo semestre o aluno que está inscrito no Fies deve realizar sua confirmação e renovação. Esse é o processo que todos conhecem por aditamento do contrato Fies 2018. Somente através dele é que fica garantida a continuidade do contrato do financiamento.

O Aditamento Fies 2018 é dividido em simplificado e não-simplificado. Na primeira forma o aluno não tem de modificar qualquer clausula que está presente no contrato. Já na não-simplificada o aluno precisa modificar alguma informação. As informações que podem ser modificadas são a troca do fiador, aumento do prazo de pagamento, alteração na instituição de ensino e atraso das parcelas trimestrais.

Para poder realizar o aditamento é necessário que o aluno acesse a pagina do SisFies e a preencha com seu CPF, senha e o código de segurança para em seguida clicar em Enviar. Para que o aditamento Fies 2018 seja realizado é necessário que o pagamento trimestral seja feito de forma correta.

Fies Seleção 2018

Fies Seleção 2018

A seleção para o Fies 2018 é feita atendendo alguns requisitos exigidos por esse financiamento como ter participado do Enem em 2017 e ter obtido uma media acima dos 450 pontos, não ter tirado zero na redação, ter renda máxima de no máximo 2 salários por pessoa e ter sido pré-selecionado no processo seletivo que o MEC realiza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *